Results for 'Anna Raquel de Lemos Viana'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Criticidade Na Construção de Narrativas Emancipatórias e Antimonumentos de Memória.Anderson Matheus Alves Arruda, Anna Raquel de Lemos Viana, Paulo Ricardo Silva Lima & Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):62-74.
    Teorias científicas constroem um conjunto de argumentos para compreender fenômenos no mundo, compreendendo ações e elaborando prognósticos com base em conexões significativas. A partir do movimento de reflexão com epistemologias que questionam o projeto de ciência ocidental hegemônica com o objetivo de pensar o sentido da crítica na construção de antimonumentos da memória. A pesquisa será configurada da seguinte forma: quanto aos objetivos de caráter exploratório, utilizando como suporte teórico a investigação bibliográfica; quanto à natureza dos dados, a pesquisa configura-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Upper limb joint coordination preserves hand kinematics after a traumatic brachial plexus injury.Luiggi Lustosa, Ana Elisa Lemos Silva, Raquel de Paula Carvalho & Claudia D. Vargas - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16:944638.
    BackgroundTraumatic brachial plexus injury (TBPI) causes a sensorimotor deficit in upper limb (UL) movements.ObjectiveOur aim was to investigate the arm–forearm coordination of both the injured and uninjured UL of TBPI subjects.MethodsTBPI participants (n = 13) and controls (n = 10) matched in age, gender, and anthropometric characteristics were recruited. Kinematics from the shoulder, elbow, wrist, and index finger markers were collected, while upstanding participants transported a cup to their mouth and returned the UL to a starting position. The UL coordination (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  24
    Gêneros, sexualidades E infâncias: Cenas de crianças na contramão da inocência.Raquel Gonçalves Salgado & Leonardo Lemos de Souza - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (29).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Apresentação do dossiê: "Ativismo Negro E justiça racial: Produções teóricas E de pesquisa no Campo da etnicidade, interseccionalidade E diversidade sexual".Raquel Souzas, Ana Claudia Lemos Pacheco, Núbia Regina Moreira & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):1-6.
    Apresentação do Dossiê: "ATIVISMO NEGRO E JUSTIÇA RACIAL: produções teóricas e de pesquisa no campo da etnicidade, interseccionalidade e diversidade sexual".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  82
    “O peso E o equilíbrio dos fluídos”: Um ataque newtoniano às teses cartesianas do movimento.Raquel Anna Sapunaru, Douglas Frederico Guimarães Santiago, Bárbara Emanuella Souza & Gabriela Maria Pereira Barbosa - 2012 - Synesis 4 (2).
    Descartes estabeleceu conceitos através dos quais explicaria sua tese geral para o movimento dos corpos. Em total desacordo, Newton realizou um ostensivo ataque a teoria cartesiana concluindo que o movimento assumido pelo filosofo francês não deveria ser considerado como um movimento real. O diálogo desenvolvido ao longo da discussão, fundamentada na teoria newtoniana referente à natureza física do mundo, demonstra de forma sutil e refinada as observações precisas feitas por Newton acerca das contradições a que levavam o desenvolvimento dos conceitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    O significado do termo “efeito emanante” para a natureza do espaço newtoniano.Raquel Anna Sapunaru - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):20-32.
    Na teologia newtoniana, o primeiro Ser existente seria Deus, a quem ele considerava como a Inteligência criadora e mantenedora do universo e não sua alma. Assim por inferência, o espaço também resultaria desta existência divina, não como uma de suas criações, mas como uma emanação. Por isso, argumento que Newton teria usado o termo emanação da mesma forma que Plotino o havia apresentado e não como sinônimo de criação, ou ainda, de inferência, conforme defendido por alguns lógicos do século XVIII.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Fernando de Azevedo: um sujeito do afeto.Raquel Discini de Campos & Norma Discini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    O presente artigo analisa a crônica A graça do amor e da fé, publicada pelo intelectual Fernando de Azevedo no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 1955. A crônica diz respeito à vida e à morte de Sara Lemos Almeida de Azevedo. A partir da análise crítica desse escrito, e à luz da Retórica, de Aristóteles, discutimos o ethos de um filho amoroso e grato, bem como o ethos do intelectual da educação, que problematiza práticas relacionadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Filosofia política do pessimismo moderno: Estado e propriedade em Schopenhauer.Rafael José de Lemos - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84910.
    Pelo menos desde o século XIX, a relação entre o pessimismo e a política tem suscitado o debate entre diversos filósofos, cujas leituras têm apontado para compreensões bastante opostas. Por um lado, há a leitura tradicional, que aproxima Schopenhauer, o fundador do pessimismo moderno, de uma concepção política conservadora, como é o caso das críticas feitas por Lukács. Por outro lado, há uma apropriação crítica, por parte de uma assim chamada “esquerda schopenhaueriana”, de aspectos desse pessimismo, como fazem Mainländer, Lütkehaus, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    De Quem São Os Lugares Na Cidade?Fernanda de Faria Viana Nogueira, Felipe Costa Aguiar & Antonio Henrique Bernardes - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):23-40.
    Pensar nas cidades que construímos é constituir também a construção de um olhar para os corpos que ocupam esses espaços. Neste trabalho, buscamos mergulhar na experiência da sexualidade-em-situação de homens gays da cidade de Campos dos Goytacazes - RJ. A história da construção da cidade se entrelaça em memórias de opressão e violências que até hoje se perpetuam na situação dos corpos desses homens, que a partir de suas trajetórias e experiências, resgatam memórias das situações que viveram e ainda vivem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Mulheres negras e brancas e a maternidade: questões de gênero e raça no campo da saúde.Raquel Souzas & Augusta Thereza De Alvarenga - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nos discursos das mulheres sobre maternidade, segundo escolaridade e raça/etnia, observa-se que se articulam posicionamentos discursivos diferenciados. Como tendência geral há uma aproximação de discursos relacionados a “constructos sociais modernos” sobre maternidade, característicos da modernidade. Constatamos diferenças nos discursos que destacam o grupo de mulheres negras de ensino médio dos demais grupos de escolaridade. É neste grupo de mulheres que são enfatizados, com maior recorrência, aspectos discursivos relativos às concepções “essencialistas” da maternidade, ou seja, naturalizados, rompendo a tendência de progressiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Sobre os elementos da articulação entre ética e estética na filosofia de Schopenhauer.Anerson Gonçalves de Lemos - 2019 - Sofia 7 (2):181-200.
    O presente artigo tem como tema a relação entre a ética, a teoria estética e a filosofia da arte de Schopenhauer. Analisaremos essa questão buscando explicar os elementos envolvidos no processo de aproximação e comunicação entre esses âmbitos, examinando a discussão sobre o tema nos principais teóricos e obras do filósofo. Daremos os seguintes passos: em primeiro lugar, evidenciaremos o papel preponderante da ética dentro do sistema filosófico de Schopenhauer, mostrando que ela é uma importante referência para as demais questões (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Materialismo dialético e educação comparada.Raquel de Almeida Moraes - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O texto desenvolve o argumento que comparar, na perspectiva do materialismo dialético, requer que o pesquisador faça o movimento do concreto ao concreto pensado segundo as leis da dialética, situando o objeto no tempo, no espaço, na particularidade e no geral, nas semelhanças, diferenças e não descartando as contradições. Pelo contrário: colocando as contradições em evidência para elucidar os interesses materiais (mundo do trabalho) e ideológicos (nível da linguagem).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Compliance e Legislação Anti-Corrupção: Uma Perspectiva Comparada.Diogo de Almeida Viana dos Santos - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):260.
    Crescimento econômico, combate à pobreza, a eficiência produtiva e a livre concorrência são afetados pela corrução. A globalização estreitou relações entre países e possibilitou um salto no fluxo de negócios em todo o mundo. Este movimento trouxe para empresas que operam em mercados globais, a necessidade de produzir com mais eficiência e agilidade. Por outro lado, criou ambiente mais favorável à corrupção. Governos e empresas se engajam no compromisso de tentar diminuí-la. Convenções internacionais promovem ações práticas para atingir este propósito. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Espaço público e vida privada.Moisés de Lemos Martins - 2005 - Revista Filosófica de Coimbra 14 (27):157-172.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Para uma leitura (não-)realista de Michel Foucault.Fabiano de Lemos Britto - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-15.
    O estatuto do realismo em Foucault, apesar de elaborado insistentemente, permanece elíptico – em parte graças à sua associação a proposições que poderíamos denominar ficcionalistas. Através dos textos onde Foucault aborda os nexos de pertencimento entre ficção, universalidade e facticidade, o artigo propõe uma leitura não-realista de suas pesquisas, caracterizada pela recusa não do real enquanto objeto, mas de sua evidência ontológica. Inicialmente, trata da apresentação das insuficiências das interpretações que exigem uma ontologia – como a de Paul Veyne –, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Resson'ncias de um projeto fi losófi co: Foucault lê Kant.Fabiano De Lemos Britto - 2011 - Filosofia Unisinos 12 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  32
    Nietzsche e a construção messiânica do wagnerianismo.Fabiano de Lemos Britto - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):113-128.
    A história da relação equívoca entre Nietzsche e Wagner revela as dimensões de sua frágil tensão, se considerada segundo os elementos com base nos quais ambos conceberam o problema da cultura e sua renovação como missão política e teórica. O presente artigo pretende, a partir da leitura de documentos testemunhais, sublinhar a distância ideológica que o filólogo e o compositor, estrategicamente, tiveram de ignorar. Mostram-se, através desta análise, as diferenças normalmente pouco abordadas entre os projetos de reforma da cultura elaborados (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por um dos autores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    A divisão das belas artes: Kant e Hegel.Zilmara de Jesus Viana de Carvalho & Danielton Campos Melonio - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):198-216.
    O presente artigo aborda numa perspectiva filosófica a relação entre a divisão das artes belas propostas por Kant e Hegel. Objetiva explicitar as aproximações e distanciamentos entre a divisão das belas artes apresentadas pelos filósofos citados, apontando suas semelhanças e diferenças. Fundamenta sua análise nas obras Crítica da Faculdade do Juízo de 1790 e Cursos de Estética de 1820-21, respectivamente elaboradas por Immanuel Kant e Friedrich Hegel. Realiza uma análise comparativa entre a divisão das artes belas kantiana e hegeliana. Apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Descartes e o estatuto científico da metafísica.Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):1-12.
    No presente artigo investigam-se as razões que levaram Descartes, no primeiro século da Modernidade, a insistir em assegurar um lugar para a metafísica, reabilitando-a no interior de sua teoria do conhecimento e conferindo-lhe, assim, estatuto de ciência. Para tanto, procuraremos estabelecer um vínculo entre o desenvolvimento da ciência no séc. XVII, a Metafísica e a existência humana à luz da filosofia Cartesiana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  40
    The Simple View of Colours and the Reference of Perceptual Terms.Gabriele De Anna - 2002 - Philosophy 77 (299):87 - 108.
    This essay deals with the problem of the status of colours, traditionally considered as the paradigmatic case of secondary qualities: do colours exist only as aspects of experience or are they real properties of objects, existing independently of human and animal perception? Recently, John Campbell has argued in favour of the simple view of colours, according to which colours are real properties of objects. I discuss the place of Campbell's position in a debated which was started by John Mackie and (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Fissuras, Encontros e Rupturas.Tiago Rodrigues Moreira & Fernanda de Faria Viana Nogueira - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):1-5.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  24
    Improving the Helsinki Declaration's guidance on research in incompetent subjects.Anna Eva Westra & Inez de Beaufort - 2015 - Journal of Medical Ethics 41 (3):278-280.
    Research involving children or other incompetent subjects who are deemed unable to provide informed consent is complex, particularly in the case of research that does not directly benefit the research subjects themselves. The Helsinki Declaration, the World Medical Association's landmark document for research ethics, therefore states that incompetent research subjects must not be included in such research unless it entails only minimal risk and minimal burden. In this paper, we argue that now that research in these groups is expected to (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  24.  11
    Aproximações entre a estética kantiana e o poema de sete faces de Carlos Drummond de Andrade.Luciano Facanha, Nildo Francisco da Silva & Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):266-278.
    This article aims to approach the relationship between poetry and philosophical thought through the approximation between Kantian aesthetics and the work of Carlos Drummond de Andrade. It makes a presentation of the poet's work in the four phases of its development. It briefly exposes Kant's aesthetic conception, highlighting his classification of the arts, his concept of fine arts and the privileged place that the philosopher gives to poetic art. It undertakes an approximation of fine arts and poetry with Drummond's Poema (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  34
    The Internet of Humans (IoH): Human Rights and Co-Governance to Achieve Tech Justice in the City.Anna Berti Suman, Elena De Nictolis & Christian Iaione - 2019 - The Law and Ethics of Human Rights 13 (2):263-299.
    Internet of Things, Internet of Everything and Internet of People are concepts suggesting that objects, devices, and people will be increasingly interconnected through digital infrastructure that will generate a growing gathering of data. Parallel to this development is the celebration of the smart city and sharing city as urban policy visions that by relying heavily on new technologies bear the promise of efficient and thriving cities. Law and policy scholarship have either focused on questions related to privacy, discrimination, security, or (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  38
    Reasons for non‐use of proven pharmacotherapeutic interventions: systematic review and framework development.Arden R. Barry, Peter S. Loewen, Jane de Lemos & Karen G. Lee - 2012 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 18 (1):49-55.
  27.  65
    READ-COGvid: A Database From Reading and Media Habits During COVID-19 Confinement in Spain and Italy.Ladislao Salmerón, Barbara Arfé, Vicenta Avila, Raquel Cerdán, Raquel De Sixte, Pablo Delgado, Inmaculada Fajardo, Antonio Ferrer, María García, Laura Gil, Nadina Gómez-Merino, Álvaro Jáñez, Gemma Lluch, Amelia Mañá, Lucia Mason, Federica Natalizi, Marina Pi-Ruano, Luis Ramos, Marta Ramos, Javier Roca, Eva Rosa, Javier Rosales, Alba Rubio, Marian Serrano-Mendizábal, Noemi Skrobiszewska, Cristina Vargas, Marta Vergara-Martínez & Manuel Perea - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. List of Contents: Volume 13, Number 1, February 2000.A. Sant'Anna, J. de Souza & D. Freitas - 2000 - Foundations of Physics 30 (4).
  29.  14
    Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Evaluation of the Perceived Ability to Cope With Trauma Scale in Portuguese Patients With Breast Cancer.Raquel Lemos, Beatriz Costa, Diana Frasquilho, Sílvia Almeida, Berta Sousa & Albino J. Oliveira-Maia - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    BackgroundThe impact of a cancer diagnosis may be traumatic, depending on the psychological resources used by patients. Appropriate coping strategies are related to better adaptation to the disease, with coping flexibility, corresponding to the ability to replace ineffective coping strategies, demonstrated to be highly related with self-efficacy to handle trauma. The Perceived Ability to Cope with Trauma scale is a self-rated questionnaire that assesses the perceived ability to cope with potentially traumatic events, providing a measure of coping flexibility. The current (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    "The weight and the balance of the fluids": a newtonian attack to the cartesian theses of movement.Raquel Anna Sapunaru, Douglas Frederico Santiago, Bárbara Emanuella Souza & Gabriela Maria Barbosa - 2012 - Synesis 4 (2):145-159.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Proceedings of the Second International Conference on Biomedical Ontology, Buffalo, NY, July 28-30, 2011 (CEUR 883).Barcellos Almeida Mauricio, Carneiro Proietti Anna Barbara de Freitas, Jiye Ai & Smith Barry - 2011
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. The Blood Ontology: An ontology in the domain of hematology.Almeida Mauricio Barcellos, Proietti Anna Barbara de Freitas Carneiro, Ai Jiye & Barry Smith - 2011 - In Proceedings of the Second International Conference on Biomedical Ontology, Buffalo, NY, July 28-30, 2011 (CEUR 883). pp. (CEUR Workshop Proceedings, 833).
    Despite the importance of human blood to clinical practice and research, hematology and blood transfusion data remain scattered throughout a range of disparate sources. This lack of systematization concerning the use and definition of terms poses problems for physicians and biomedical professionals. We are introducing here the Blood Ontology, an ongoing initiative designed to serve as a controlled vocabulary for use in organizing information about blood. The paper describes the scope of the Blood Ontology, its stage of development and some (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Sleep-Related Problems in Night Shift Nurses: Towards an Individualized Interventional Practice.Valentina Alfonsi, Serena Scarpelli, Maurizio Gorgoni, Mariella Pazzaglia, Anna Maria Giannini & Luigi De Gennaro - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 15.
    Rotating shifts are common among nurses to ensure continuity of care. This scheduling system encompasses several adverse health and performance consequences. One of the most injurious effects of night-time shift work is the deterioration of sleep patterns due to both circadian rhythm disruption and increased sleep homeostatic pressure. Sleep problems lead to secondary effects on other aspects of wellbeing and cognitive functioning, increasing the risk of errors and workplace accidents. A wide range of interventions has been proposed to improve the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Niilismo e Absurdo: Ecos da morte de Deus.André Mendes Viana de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representao, para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreenso de alguns problemas; como o da existncia humana, o sofrimento, a negao e a afirmao da vontade de vida, entre outros que a dimenso tica comporta. Para isto, faremos uma anlise sistemtica de outros textos em que o filsofo trata diretamente destas questes, principalmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Ainda sou estudante: Gratidão, professora rosilene.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):10-11.
    Texto que compõe o Dossiê em homenagem aos professores do curso de Filosofia da UFPI.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  88
    Beyond the Educational Context: Relevance of Intrinsic Reading Motivation During COVID-19 Confinement in Spain.Raquel De Sixte, Inmaculada Fajardo, Amelia Mañá, Álvaro Jáñez, Marta Ramos, María García-Serrano, Federica Natalizi, Barbara Arfé & Javier Rosales - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    What role could have intrinsic motivation toward reading in an extraordinary situation like the recent confinement? This research examines the relationship between intrinsic reading motivation and reading habits in an adult population considering types of reading, gender, and distress generated by the coronavirus disease 2019 pandemic. Participants were 3,849 adults from Spain who were surveyed about their reading practices: before, during the first weeks, and after several weeks of confinement. Linear mixed effects models were used to analyze data. Results showed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38.  13
    Linear Relationship between Resilience, Learning Approaches, and Coping Strategies to Predict Achievement in Undergraduate Students.Jesús de la Fuente, María Fernández-Cabezas, Matilde Cambil, Manuel M. Vera, Maria Carmen González-Torres & Raquel Artuch-Garde - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  39.  19
    Issues concerning linguistic meaning and form: Introductory remarks.Nara Miranda de Figueiredo & Raquel Krempel - 2022 - Manuscrito 45 (1):1-4.
    In this introduction we present Patrick Duffley's book Linguistic Meaning meets Linguistic Form, as well as the contributions that each scholar has brought into the debate on linguistic meaning and form. They deal with semantic and foundational issues regarding a sign-based approach to meaning.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  9
    A case-based approach for coordinated action selection in robot soccer.Raquel Ros, Josep Lluís Arcos, Ramon Lopez de Mantaras & Manuela Veloso - 2009 - Artificial Intelligence 173 (9-10):1014-1039.
  41. Jâmblico de calcis, Uma abordagem introdutória ao filósofo do neoplatonismo.Fernanda Lemos de Lima - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):35-48.
    Jâmblico de Cálcils, autor do século III d.C. cuja escrita se insere na esfera do neoplatonismo, apresenta um texto que lida com as temáticas da relação entre o divino e o humano, valendo-se de uma argumentação em que entram elementos da filosofia e da teurgia. O presente artigo pretende apresentar uma primeira abordagem da figura de Jâmblico enquanto filósofo do neoplatonismo, além de pretender lançar olhar introdutório à leitura da obra “Resposta do mestre Abamon à carta de Porfírio dirigida a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Querer ter razão: vontade e intelecto na Dialética erística de Schopenhauer.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):63-79.
    Este artigo propõe uma interpretação acerca do embate entre intelecto e vontade na Dialética erística de Schopenhauer. Apresentamos a problemática advinda da crítica que esse pensador faz à faculdade de conhecimento humana, sobretudo à concepção que atribui a essa faculdade um status ontológico superior em relação às demais funções do organismo em seu conjunto, e propomos que a concepção de conhecimento em Schopenhauer comporta um proto-perspectivismo, ao supor que o intelecto seja direcionado pela vontade. Por fim, consideramos acerca da possibilidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    A opressão simbólica e a resposta do oprimido.Raquel Rocha de Queiroz E. Sousa & Andrey da Silva Brugger - 2018 - Ratio Juris 13 (26):179-192.
    O presente trabalho tem o objetivo de conectar a teoria criada por Pierre Bourdieu sobre a violência simbólica e o texto de Audre Lorde, The use of anger: women responding to racism do seu livro Sister Outsider; demonstrando a importância do debate sobre a relação entre dominante e dominado a partir do viés racial, tema abordado por ambos autores em seus textos. Com este fito, pretendemos diferenciar os resultados objetivos do ódio, raiva e culpa, bem como o modo que as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    Liberdade é Trabalho e Cansaço: contribuições para o debate sobre interseccionalidade.Raquel Souzas, Olivia Ferraz Pereira Marinho, Carliene Sousa de Jesus & Amalia Nascimento do Sacramento Santos - 2021 - Odeere 6 (1):67-83.
    O presente artigo busca articular reflexões a partir da teoria da interseccionalidade. Nesse campo, a questão da liberdade é um ponto importante e é antípoda do racismo. A forma pela qual as mulheres negras afirmam a liberdade, individual ou coletivamente, produz resultados políticos e sociais. Neste artigo buscamos analisar a percepção da liberdade no cotidiano. Foram entrevistadas mulheres negras de diferentes níveis de escolaridade, em idade reprodutiva, residentes do sudoeste baiano. A liberdade se apresenta como uma possibilidade que advém de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. El tema femenino en el discurso social del siglo XIX en Cuba.Raquel Vinat de la Mata - 1993 - Contrastes 7:21-32.
    During the XX century in Cuba, at the same time the panorama it was complicate since the point of view politic and economic, it have started to arise a series of problems to the system of social establishing values. In that way certain plots of social dynamic are transformed in object of polemics. This is the case of the femininine problematic and the articulation of its role of race.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    César sonha com um mundo em que não atravessou O rubicão?Raquel De Azevedo - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:213-228.
    Em Androides sonham com ovelhas elétricas?, Philip Dick recria a visão divina dos infinitos mundo possíveis a partir da perspectiva das criaturas, isto é, a partir da visão dos mundos extintos que lhe aparecem no momento de hesitação garantido pelo livre arbítrio. Minha hipótese é que a passagem dos mundos possíveis no intelecto divino à forma que assumem na indiferença da vontade das criaturas tem uma dimensão geométrica. Pensar a curva do mundo atual a partir da série dos mundos menos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Culture and Sustainable Development : Beyond the Diversity of Cultural Expressions.Christiaan De Beukelaer & Raquel Freitas - 2015 - In Christiaan De Beukelaer, Miikka Pyykkönen & J. P. Singh (eds.), Globalization, culture and development: the UNESCO Convention on Cultural Diversity. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave-Macmillan.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Translating words into images–ways of visibility for cavafy's homoerotic poetry.Fernanda Lemos de Lima - 2008 - Principia 2 (17):61-71.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Editorial Dosier.Renato Marcone José de Souza, Patricia Rosana Linardi, Raquel Milani, Amanda Queiroz Moura, João Pedro Antunes de Paulo, Michela Tuchapesk da Silva, Miriam Godoy Penteado & Ole Skovsmose - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:175-177.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000